Carrinho de Compras
×
Bem-vindo ao Gadgetclub.pt. Faz Login ou Cria uma conta
Bem-vindo ao Gadgetclub.pt. Faz Login ou Cria uma conta

Diferença Cabo HDMI 2.0 vs 1.4

Diferença Cabo HDMI 2.0 vs 1.4

Vamos lá então esclarecer a Diferença Cabo HDMI 2.0 vs 1.4. E perceber também como funciona e para que servem estes cabos. Uma dúvida que muita gente tem na hora de ir comprar um cabo para ligar a TV à Consola, TVBox, ou mesmo para conectar um Raspberry Pi à TV.

O acrónimo HDMI refere-se a High Definition Multimedia Interface. Antes de surgirem os Cabos HDMI, lá para trás no tempo dos dinossauros, que é como quem diz, anos noventa, a transmissão era feita analogicamente através de cabos Scart por exemplo, mas com o aparecimento dos cabos HDMI, a transmissão passou a ser em formato digital, o que faz com que tenhamos Áudio e Vídeo de alta qualidade e a preço reduzido. Assim sendo, o sinal ou é transmitido ou não, não havendo lugar a tentar melhorar a imagem ou som, uma vez que a imagem e som contidos no disposito, (TVBox por exemplo) é exatamente o que a TV recebe.

Já agora, se ainda usarem um cabo Scart na vossa TV, experimentem colocar o volume da TV bem alto. Já está? Conseguem ouvir juntamente com o som da TV um zzzzzzzzzzzzzz que incomóda? Isso é o som da transmissão por Scart, que já não existe em TVs conectadas com HDMI. Se não tiverem esse equipamento, vão a casa dos avós experimentar...

Mas voltando ao que interessa, sendo a transmissão efetuada em formato digital, o cabo apenas transmite zeros e uns, sistema binário, e são os equipamentos que estão responsáveis por codificar/descodificar o código e transforma-lo em Imagens de Alta resolução e Som de grande qualidade.

Os Cabos de HDMI têm várias versões, tendo começado no 1.0, tem a versão mais recente, à data deste post os 2.0. É fácil perceber, que quanto maior é o número, mais recente é o cabo, o que por sua vez faz com que tenha mais qualidade, mas então quais as diferenças entre os cabos mais comuns à venda? Cabo HDMI 2.0 vs 1.4?

Embora nem se note, o Cabo 2.0 é mais largo que o Cabo 1.4. Ora se fizermos uma comparação com um tubo que transporta água, percebemos que quanto maior o tubo, mais quantidade de água passa ao mesmo tempo. Aqui funciona exatamente igual. Sendo o Cabo HDMI 2.0 mais largo, consegue transmitir mais dados, o que se revela numa maior qualidade de Som e Imagem.

Largura cabo HDMI 2.0 vs 1.4

 

O Cabo 2.0 transmite 18 Gigabits por segundo, enquanto que o Cabo 1.4 transmite 10.2 Gigabits por segundo. Mas para verem por voces próprios, de seguida têm as diferenças entre estes dois cabos numa tabela, para que possam analisar as diferenças.

  Cabo HDMI 2.0 Cabo HDMI 1.4
Data de lançamento 2013 2009
Transmissão de dados em Gbps 18 10.2
Resolução 4096*2160
4096*2160
Compatível com 4K Sim Sim
Compatível com 3D
Sim Sim
Canais de Áudio 32 8
Frequência de Áudio 1536kHz 768kHz

 

 

Deixa um comentário