O que é o arduino?

arduino, arduino mega, arduino micro, arduino nano, arduino uno, atmega, atmega 328, atmega 328p, gadgetclub, gadgetclub.pt, micro controlador, tutorial, tutorial arduino portugues, tutorial de arduino -

O que é o arduino?

Um Arduino é uma plataforma open source, ou seja  que ninguém te vai fazer pagar direitos por usares o hardware, software ou mesmo as bibliotecas disponíveis. Claro que para fazeres projetos vais ter que ter um Arduino. Se vais comprar ou pedir emprestado, isso já é contigo.

Mas continuando. O Arduino é composto por duas partes, o hardware, (parte física da coisa), que consiste numa placa com um microcontrolador. Para perceberes melhor podes ver na imagem o aspeto do bicho.

Arduino Uno

Não te assustes com tudo que vês porque a seu tempo vamos-te explicar tudo. Para já basta dizer que tem o tal microcontrolador, tem uma entrada para a fonte de alimentação, varios pinos que vão servir para fazer ligações externas e uma entrada USB para ligar ao teu PC. Afinal é através do PC que vais controlar a segunda parte do Arduino. O software.

O software é controlado através do IDE (Integrated Development Environment), que previamente vais instalar no teu computador muito facilmente, (mas não te preocupes que também te vamos ensinar), e depois poderás dar as ordens ao teu Arduino. Já agora o IDE tem este aspeto.

IDE

Não tentes descodificar o que está escrito se nunca aprendeste programação na vida! É um jogo injusto. Com pequenos passos e fazendo projetos, não tarda vais ver que podes fazer coisas bastante engraçadas com poucas linhas de código. Aliás, o IDE tem incluídas linhas de código pré definidas. Por exemplo para fazer piscar uma luz led. Pequenas batotas que te ajudam a ganhar ânimo no inicio.


O Arduino tornou-se bastante famoso para quem quer aprender eletrónica porque ao contrário da maioria das placas de circuito programáveis anteriores, pode-se programar através do PC, usando um cabo USB, em vez de programar diretamente na placa.

Por isso, já sabes. Se queres aprender eletrónica de forma fácil e com bons resultados o Arduino é uma boa aposta.

Se queres aprender mais sobre Arduino, Eletrónica, e IoT não deixes de visitar a Carpintrónica. O Canal de Youtube do Gadgetclub.pt.

Visita AQUI a Carpintrónica


Deixa um comentário

Tem em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos