Carrinho de Compras
×
Bem-vindo ao Gadgetclub.pt. Faz Login ou Cria uma conta
Bem-vindo ao Gadgetclub.pt. Faz Login ou Cria uma conta

Aprender

Agora já podes aprender tudo o que precisas para fazer os teus próprios Gadgets. Sejas um pequenote de 7 anos ou um adulto experiente de 77, vamos-te ensinar desde o mais básico que há até uns projetos mais complexos. De maneira que possas modernizar a tua vida. Vais também estar a par da Internet das Coisas, algo que já chegou, mas que vai crescer muito nos próximos anos. Mas já agora, se tudo isto para ti são "pinners" e não vamos acrescentar nada à tua sabedoria... Então ensina-nos tu! Sim, é isso. Se tens ideias de projetos e gostavas de ensina-los a outros, contacta-nos. Ainda podes ganhar com isso.

Para quem quer aprender, vamos começar com os pilares onde assenta o Gadgetclub.pt. O Arduino, o Raspberry Pi e os projetos para os mais novos baseados no Scratch. Se nunca ouviste falar disto, descobre agora e inicia a tua jornada na eletrónica.

O que é afinal um arduino?

Um Arduino é uma plataforma open source, ou seja  que ninguém te vai fazer pagar direitos por usares o hardware, software ou mesmo as bibliotecas disponíveis. Claro que para fazeres projetos vais ter que ter um Arduino. Se vais comprar ou pedir emprestado, isso já é contigo.

Mas continuando. O Arduino é composto por duas partes, o hardware, (parte física da coisa), que consiste numa placa com um microcontrolador. Para perceberes melhor podes ver na imagem o aspeto do bicho.

arduino uno

Não te assustes com tudo que vês porque a seu tempo vamos-te explicar tudo. Para já basta dizer que tem o tal microcontrolador, tem uma entrada para a fonte de alimentação, varios pinos que vão servir para fazer ligações externas e uma entrada USB para ligar ao teu PC. Afinal é através do PC que vais controlar a segunda parte do Arduino. O software.

O software é controlado através do IDE (Integrated Development Environment), que previamente vais instalar no teu computador muito facilmente, (mas não te preocupes que também te vamos ensinar), e depois poderás dar as ordens ao teu Arduino. Já agora o IDE tem este aspeto.

ide arduino

Não tentes descodificar o que está escrito se nunca aprendeste programação na vida! É um jogo injusto. Com pequenos passos e fazendo projetos, não tarda vais ver que podes fazer coisas bastante engraçadas com poucas linhas de código. Aliás, o IDE tem incluídas linhas de código pré definidas. Por exemplo para fazer piscar uma luz led. Pequenas batotas que te ajudam a ganhar ânimo no inicio.


O Arduino tornou-se bastante famoso para quem quer aprender eletrónica porque ao contrário da maioria das placas de circuito programáveis anteriores, pode-se programar através do PC, usando um cabo USB, em vez de programar diretamente na placa.

Por isso, já sabes. Se queres aprender eletrónica de forma fácil e com bons resultados o Arduino é uma boa aposta.

Em breve vamos-te dizer o essencial para fazeres um projeto simples com o Arduino.  

 

 

Então e um Raspberry? 

Um Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito. Sim, é verdade. É um computador que podes levar no bolso. Já sabemos que tens um super smartphone que também levas no bolso, mas pronto, o objetivo não é o mesmo. O Raspberry Pi é um computador super barato a que podes ligar um teclado, monitor e rato e ter acesso, embora sem tanta eficiência, a tudo que um PC tem, desde navegação na internet, a reprodução de conteúdo multimédia ou jogos. Isto tudo porque tem incluído um sistema operativo. Aliás essa é a maior diferença entre o Raspberry e o Arduino. 

raspberry pi 3 portugal

O Raspberry tem sido muito usado para servir de Media Center ou para fazer máquinas de jogos de Arcade

 Aprender a programar com o Scratch?

O Scratch é uma linguagem de programação concebida essencialmente para os mais jovens (entre os 8 e os 16 anos) e é totalmente gratuita. Toda a gente pode aprender a programar com o Scratch de forma bastante simples, aliás é a forma mais simples e divertida de aprender a programar. Através de blocos coloridos, vai ser fácil iniciares-te na programação e passares depois para linguagens complexas.

Com o Scratch podes criar jogos, animações e muito mais e partilha-los com a comunidade.

Tens aqui uma amostra do que é possível fazer com o Scratch.

Depois de saberes programar, no gadgetclub.pt tens uns brinquedos ótimos para conjugar com o Scratch. Os Makeblocks. Brinquedos de montar controlados através da programação feita no Scratch e que te permitem aprender, além da programação, robótica.

 

Para experimentares o Scratch, vai a: 

https://scratch.mit.edu/

scratch aprender

 

Se quiseres dar uma vista de olhos nos Makeblocks, podes fazê-lo aqui:

https://gadgetclub.pt/collections/makeblock

makeblocks portugal

 

Qualquer dúvida, sugestão ou opinião, envia-nos uma mensagem.

Até breve!